História da Comunidade

 

 A Comunidade Do Caos à Glória (DCAG) foi oficialmente fundada no dia 15 de junho de 1999 e nasceu da experiência do amor de Deus, manifesto na paixão e na Cruz de Cristo, que foi capaz de iluminar as trevas da vida humana e retirar do caos o homem viciado em seus pecados e em suas inconstâncias.

 

Foi justamente essa a experiência vivida pelo fundador da Comunidade, Mauricio Ramos do Carmo: com 17 anos foi resgatado pelo amor de Deus de uma vida perdida em meio aos vícios e à total desordem interior, resgatado pela Cruz de Cristo, e por ela apaixonado. O preço pago pela sua vida tinha sido alto: o Sangue do Filho de Deus a experiência da pregação do mistério pascal de Cristo.

 

Após receber o sacramento da Confirmação, inscreveu-se na Escola de Evangelizadores do Projeto Evangelização 2000 ― antigo projeto que dedicava-se à formação de formadores de evangelizadores do mexicano José H. Prado Flores ― e, ali, tendo recebido o anúncio querigmático, o fundador se confrontou com o chamado de Deus: o Pai o havia amado, lhe mostrou o Seu perdão e Sua salvação, que está em Seu Filho Jesus morto e ressuscitado, ele creu, professou sua fé em Jesus, recebeu a efusão do Espírito que o vivificou e o impulsionou à vida comunitária e missionária no anúncio dessa vida nova em Cristo. Não era mais possível guardar tudo o que havia recebido, era preciso pregar e chamar outros para experimentarem essa glória.

 

Logo se ajuntaram a ele outros jovens que, junto com ele, continuaram nesse serviço de evangelização o que acendia neles ainda mais o desejo de entregar totalmente a vida a Jesus. Em 1997, durante um retiro de silêncio e escuta na Casa de Retiros do Congregado Mariano no bairro de Água Santa, o Espírito do Senhor, por meio do jovem Fábio de Melo (hoje padre da diocese de Itaguaí), os impelia: “E se morássemos juntos, vivendo isso todos os dias?” E essa palavra feriu o coração deles...

 

Assim, depois de, já no início da caminhada, enfrentarem duras perseguições, mas mantendo o desejo de cumprir a vontade do Senhor, pouco a pouco, se desligaram do projeto e nesse mesmo ano, iniciaram a Comunidade de Ação Jovem, na paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, onde foram gerados e educados na fé pelo Pe. Eduardo Carlos Pereira, sacerdote cheio de profetismo e ousadia no anúncio radical da Verdade e da salvação da qual a Igreja é portadora.

 

Pouco tempo mais tarde, movidos pelo mesmo Espírito começaram a se aproximar da paróquia de Santa Efigênia e Menino Jesus de Praga, no mesmo bairro, onde retomaram as atividades da CAJ e o apostolado na formação do povo de Deus, trabalhando inicialmente com a formação das equipes de liturgia.

 

Depois do contato com os freis agostinianos descalços (especialmente o Pe. Fr. Moacir Chiodi, OAD), e já recebendo o acompanhamento e a formação da espiritualidade agostiniana, foi fundada oficialmente a Comunidade Do Caos à Glória, em 15 de junho de 1999 e a partir daí, a busca era a vida comunitária semelhante a dos apóstolos.

 

No decorrer da história, todo o apostolado da Comunidade foi se desenvolvendo com o desejo de evangelizar e formar evangelizadores, bem como alertar ao povo de Deus, com a vida e com a pregação, sobre a necessidade da radicalidade no seguimento a Jesus.

 

A exemplo de nossos baluartes São João Batista, São Paulo Apóstolo, Santo Agostinho e São Luís Maria Grignon, queremos anunciar ao mundo a única Verdade, capaz de salvar o homem do caos: Jesus Cristo morto, crucificado e ressuscitado, Aquele que passou pelo caos da paixão e da morte e que nos iluminou com sua luz gloriosa: “O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem”. (Jo 1,9)

 

Assim, desde sua fundação, a Comunidade Do Caos à Glória é formada por homens e mulheres que assumem o Reino de Deus como única prioridade de suas vidas, nesse chamado de anunciar aos não batizados e aos batizados, a gloriosa oportunidade que a Igreja nos oferece de, iluminados por Cristo de sermos salvos de todo caos interior e exterior, resumindo nosso carisma em “ser manifestação da glória de Deus em meio aos clamores caóticos”.

 

©2017 docaosagloria.com. Todos os direitos reservados