O carisma Do Caos à Glória

 

Todo carisma é uma graça especial de Deus para abençoar, santificar a Sua Igreja e salvar o Seu povo; é uma expressão única e atraente de um mistério da vida de Cristo, ou seja, um modo próprio de revelar um aspecto de Cristo ao mundo, através de um apostolado, de uma espiritualidade e de um estilo de vida próprio.

 

Na fidelidade ao que é próprio ao carisma cria-se a novidade do Espírito Santo, a revelação nova do carisma, conforme nos afirma a Santa Igreja: “...o vigor das várias instituições de vida consagrada, desde as mais antigas até às mais recentes, e ainda a vivacidade das novas comunidades alimentarão a fidelidade ao Espírito Santo, que é princípio de comunhão e de novidade perene de vida.” (Vita Consecrata, n.62)

 

O carisma Do Caos à Glória está expresso de forma simplificada no conceito: “ser manifestação da glória de Deus em meio aos clamores  caóticos.”

 

Mergulhando nesse conceito, entendemos a glória de Deus como “...o homem iluminado pela Verdade, que traz em si a Verdade de Deus sobre si mesmo: a esta Verdade definimos como Luz! E nós, como participantes dessa luz por meio de Cristo Jesus, somos como lanternas de Deus. E o que há de mais precioso, num mundo mergulhado na escuridão do caos, que uma lanterna?”

 

Da mesma forma, aprofundando o nosso conceito de clamores caóticos e, mais especificamente, de “caos”, entendemos o mesmo como a desordem humana (interior, exterior e social) que o leva a ficar desorientado no caminho para a Felicidade Eterna, para o encontro com o Crucificado. Do coração do homem e da sociedade caóticos brota um clamor por essa Revelação, por essa iluminação da parte de Deus-Verdade e glorioso.

 

Dessa forma, somos chamados a ser a luz que revela e ilumina todo homem, consequentemente, precisamos ir aos homens mergulhados no caos, o que significa “não esperar que o homem caótico venha ao nosso encontro, mas ir ao encontro dele em meio ao caos em que ele se encontra.” esteja esse homem dentro ou fora dos muros da Igreja.

 

 

 

©2017 docaosagloria.com. Todos os direitos reservados